- - - - - - - - - - - - - - -
|
O papel do design na internet |
Por Rodolfo Dantas - Webwriting 24/10/2006 |
Imagine-se vivendo a seguinte situação: você está na China, não sabe falar chinês e entra num Shopping Center repleto de lojas, nas quais você poderá encontrar diferentes tipos de produtos. Como você sabe exatamente o que deseja comprar – uma caneta-tinteiro – começa a buscar nas vitrines referências que indiquem que ali vende o que você realmente quer.
Os nomes nas fachadas, grafados em chinês, não ajudam muito. Para alcançar o seu objetivo, você terá, portanto, que contar com a ajuda das referências visuais apresentadas pelas vitrines. Entre tais referências estão os produtos expostos. É por aí que você tem a certeza que em uma loja que exibe lingeries na vitrine você não encontrará a procurada caneta-tinteiro.
As cores não só das vitrines, mas das paredes e dos balcões da loja também executam uma importante tarefa nessa missão. As cores são capazes de transmitir seriedade, confiança, credibilidade, inexperiência, tranqüilidade, sofisticação e muitas outras sensações que não caberiam nesta página.
A disposição dos produtos, a organização das prateleiras... Tudo isso ajudará você a se livrar da inconveniência de entrar loja por loja e perguntar, em uma língua que você não conhece, se ali vende canetas-tinteiro.
Se você vai encontrar ou não o produto, é uma questão que envolve disponibilidade, cultura do país, etc. Agora, uma coisa é certa: durante todo o seu trajeto pelo Shopping Center, você receberá a ajuda de um importante aliado: o design.
Entendemos como design um esforço criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e definição de algo, como um objeto, uma imagem, um ambiente, uma página da internet, etc. Independente de qual seja a área de aplicação deste esforço criativo, é correto afirmar que todo design atenda a uma função determinada.
Quando falamos do design de um produto, por exemplo, que apresenta inúmeros concorrentes no mercado, sua principal função é diferenciá-lo diante de tais concorrentes. Já o design de ambiente é comumente usado para aproveitar espaços e torná-los funcionais aos usuários. O design das lojas do Shopping Center Chinês que você acaba de visitar tem, por sua vez, a função de atrair a atenção dos consumidores-alvo dos produtos oferecidos pelas lojas.
No âmbito da internet, o design assume papeis fundamentais: o primeiro deles é tornar a experiência do usuário de um site a mais prazerosa possível. Quem acessa um website deve sentir as mesmas sensações de quem entra em uma loja e não se importa se tiver que ficar horas por lá.
O segundo papel assumido pelo design na internet é conduzir o visitante à realização do objetivo que motivou a sua entrada no site. É, portanto, do webdesigner a missão de dizer “entre e fique à vontade” e mostrar “é por aqui que o senhor vai encontrar o que procura”.
Quando se trata de um site corporativo desenvolvido para gerar resultados comerciais a uma determinada empresa, a atuação do design eficiente torna-se ainda mais importante. Afinal, na web o design é um dos principais responsáveis por direcionar a comunicação de um site ao público-alvo de uma organização.
No entanto, ainda que a sua empresa atue na internet com público-alvo qualificado e com design eficiente, existe um elemento determinante para estimular a ação do cliente de dar mais um passo na decisão de compra: a redação. Este é o assunto do nosso próximo artigo.
Serviços de Prospecção de Clientes | Serviços de Captação de Alunos | Gestão de Links Patrocinados
ATRAIA seus Potenciais Clientes e PARE de persegui-los! (12) 9 9732-5773
São José dos Campos - SP - Brasil
|