- - - - - - - - - - - - - - -
|
PODCASTING: Como lembrar o seu público que o seu site existe? |
Por Rodolfo Dantas - Webwriting 03/04/2006 |
Dos fenômenos que envolvem a internet, o podcasting é o mais recente. Trata-se de um sistema que permite a produção e
a recepção descentralizada de conteúdo sonoro na internet, criado por Adam Cury, um ex-VJ da emissora de televisão americana MTV.
O pesquisador Macello Santos de Medeiros (2005, p.2), da Universidade Federal da Bahia, conta que:
Utilizando um software de computador para gravação de áudio e um microfone, Adam produzia os seus próprios programas
de até 30 minutos, num formato convencional de uma programa de rádio com aberturas, notícias, músicas e vinhetas disponibilizando
este arquivo na internet de forma que qualquer pessoa pudesse acessar.
A idéia de Andam foi aprimorada quando a Apple lançou um aparelho tocador de MP3 chamado de Ipod. Entusiasmado com
as possibilidades que o aparelho oferecia à sua invenção, Adam criou o Ipodder, um software desenvolvido com tecnologia RSS (Really
Simple Syndication), muito utilizada em sites de jornalismo on-line, que permite ao usuário fazer buscas de arquivos com conteúdos
alinhados ao seu interesse pessoal.
O Ipodder tem capacidade para procurar, automaticamente, arquivos podcast (RSS em formato de áudio) em milhares de
feeds – sites que agregam links de Podcast disponibilizando-os aos programas de procura (Ipodders) – espalhados pela rede, salvando-os
hard-disc do comutador do usuário, ou diretamente em um dispositivo portátil “leitor de MP3”, como o Ipod. Uma vez armazenados os
arquivos dos programas de rádio poderão ser ouvidos onde e quando desejar. Para receber um podcast, basta que o ouvinte faça uma
assinatura do programa que lhe interessa, adicionando o endereço específico da transmissão em seu software de podcast, baixado
gratuitamente pela internet.
A matéria publicada no portal Uol, no dia 29 de agosto de 2005, comenta a invenção de Adam:
A novidade trazida pelo podcasting é que, com ele, é possível, para um ouvinte, receber automaticamente as novas edições de um programa de rádio sem que tenha de visitar a todo o momento o site em que ele é produzido. A cada nova edição do programa, ou podcast, neste caso, o ouvinte é notificado e o programa é automaticamente baixado em seu computador.
A matéria relata, ainda, que só nos Estados Únidos, cerca de 11 milhões de pessoas tornaram-se ouvintes do podcasts.
O podcasting está se popularizando no Brasil, passando a constituir uma importante ferramenta de informação e
relacionamento para as empresas, que estão utilizando mensagens em formato de áudio MP3, produzidas com conteúdo focado nos
benefícios de suas marcas e seus produtos, dirigidas exclusivamente ao seu público-alvo.
Como ouvir o Podcasting?
Os seus clientes e potenciais clientes poderão ouvir os Podcasts (Programas Sonoros) por meio de dois caminhos:
1 - Os programas poderão ser baixados (download) diretamente do site da sua empresa;
2 - Os programa poderão ser recebidos automaticamente a cada nova edição, através de um software gratuito, como o
Juice. Neste caso, o ouvinte é notificado e o programa é automaticamente baixado em seu computador.
Por que o Podcasting pode ajudar a sua empresa?
Esta nova ferramenta tem a capacidade de aumentar significativamente a qualidade e a eficácia da comunicação entre uma empresa e seu público-alvo.
Deve-se acrescentar que, pelo fato de utilizar a mensagem sonora, o Podcasting permite que o consumidor ouça o conteúdo produzido enquanto executa outra tarefa como trabalhar, almoçar, ler e responder e-mails, etc.
ALGUMAS EMPRESAS QUE UTILIZAM O PODCASTING | |
ESPN | IBM |
BBC | Disney |
Yahoo | Warner Bros Pictures |
Absolut | Ford |
Virgin | General Motors |
Revista Info | Heineken |
Oracle |
Fontes:
www.uol.com.br
MEDEIROS, Macello Santos. Podcasting: Produção Descentralizada de Conteúdo Sonoro. In: Intercom, 2005, Rio de Janeiro.
PODCASTING CORPORATIVO: Como implementar esta poderosa ferramenta de informação e relacionamento no site da sua empresa? Entre em contato com a Negócios de Valor, e saiba como ter programas sonoros produzidos com qualidade e conteúdo, exclusivamente para a sua empresa. pedro@negociosdevalor.com.br |
Serviços de Prospecção de Clientes | Serviços de Captação de Alunos | Gestão de Links Patrocinados
ATRAIA seus Potenciais Clientes e PARE de persegui-los! (12) 9 9732-5773
São José dos Campos - SP - Brasil
|