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Artigos sobre Gestão Estratégica
depoimentos
Antônio Carlos G Perpétuo - Diretor Presidente - SUPERA Franqueador
"... . Devido a produção de prospectos já na primeira semana do piloto elevamos em 300% a verba de publicidade. Na época estávamos com 30 franquias e hoje estamos com 130.".

Antônio Carlos G Perpétuo
Diretor Presidente
SUPERA Franqueador
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O que é Gestão Estratégica de Negócios?


Estratégia é uma palavra que não se origina nem de economia, nem de administração. Sua origem é do grego e vem da área militar, em que estratégia quer dizer em linguagem de nossos dias "aquilo que o general sabe fazer", ou seja, vencer os inimigos numa batalha. Como a economia de mercado parece freqüentemente um campo de batalha entre empresas concorrentes e todos buscam senão a vitória, pelo menos evitar a derrota, entende-se que a metáfora tenha sido aplicada a essa maneira de se abordar a administração de empresas. Mas, além disso, a preocupação com estratégia empresarial deve levar o executivo e o empresário a pensar noutras dimensões e características da estratégia.

O que significa ter uma preocupação, uma visão ou uma perspectiva estratégica de um negócio? Em que medida não é suficiente ter apenas uma preocupação com as operações do dia-a-dia, executando-as bem e assegurando um bom nível de eficiência? Não seria uma boa gestão operacional suficiente para assegurar o sucesso de uma empresa, especialmente em dias tão difíceis, turbulentos e imprevisíveis como os que enfrentamos atualmente? Acreditamos que não. Uma boa gestão operacional é necessária sempre, mas nunca suficiente.

Gestão Estratégica implica:

• Ter do negócio uma visão generalista, ou seja, não transformar nunca as metas de uma determinada área funcional nos objetivos do negócio. Metas estratégicas são mutáveis

• Ser comprometido e envolvido.

• Ser dominado pela prática. Não é proibido teorizar, fazer planos ou criar modelos, mas ao final se é julgado pelos resultados que a empresa produzir.

• Não se limitar ao quotidiano, buscar ampliar o horizonte temporal. O futuro é incerto.

• Preocupar-se com o portfolio ou carteira de produtos, serviços e mercados da empresa. Com o ciclo de vida de produtos e serviços encurtando cada vez mais, não é possível deixar de rever carteiras com grande freqüência.

• Rever carteiras envolve a possibilidade de eliminar produtos, serviços e mercados, vendendo ativos e, portanto, desinvestindo.

• Repensar a estrutura organizacional e os processos administrativos.

Estratégia x Estrutura

Por que algumas empresas atuam em diversos segmentos de mercado e em outros não? Por que algumas empresas vendem seus produtos mais baratos e ainda assim conseguem ter lucros acima da média? Por que empresas na mesma indústria têm organogramas diferentes?

As empresas, na sua trajetória, adotam diversas estratégias. Essas estratégias definem e são definidas, explicitamente ou implicitamente, pelo ambiente, pela tecnologia e pela estrutura da empresa.

Bibliografia

Downsizing

O crescimento e a estabilidade econômica americana - Robert J. Samuelson - Exame ed.609 p.85

Terceirização

A cultura regressista do brasileiro e o caso da fábrica de caminhões da Volks em Resende - Mário de Almeida - Exame ed.623 p.30

Diversificação

Reestruturação da empresa - Cláudia Vassalo - Exame ed.625 p.48-49
Grupo empresarial profissionaliza sua administração - Andrea Assef - Exame ed.608 p.54-56

Estratégia e futuro:

HAMEL, Gary - "Strategy as Revolution" in Harvard Business Review, jul-aug 1996

Uma forma diferente de se pensar em estratégia:

MINTZBERG, Henry - "A criação artesanal da estratégia" in MONTGOMERY, C.A. & PORTER, M.,
Estratégia: a busca da vantagem competitiva R.J., Campus, 1998



ATENÇÃO:
Para divulgar este artigo, mencione a autoria da seguinte forma:
Pedro Mizcci Majeau
Web Marketer da Negócios de Valor



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