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Marketing Educacional |
Diferenciais Mercadológicos e Diferenciais Competitivos |
Pedro Mizcci Majeau - Diretor de Marketing Digital Atualizado em 30/04/2022 |
Premissa QUATRO de Êxito
das Instituições de Ensino
para Captação de Alunos
"A vantagem estratégica desenvolvida por bons guerreiros é como o movimento de uma pedra redonda, rolando por uma montanha de 300 metros de altura. A força necessária é insignificante; o resultado, espetacular."
Sun Tzu
Sua Instituição de Ensino precisa dos dois! O Diferencial Mercadológico é a percepção de valor agregado ao curso ofertado. O Diferencial Competitivo são as características que conduzem os seus Alunos a se matricularem na sua Escola, o que torna sua oferta única, melhor, mais completa, a mais efetiva, etc.!
Uma certa Instituição de Ensino ofertava cursos profissionalizantes na área de saúde. O ambiente escolar estava nas dependências de um hospital. No último ano do curso o estágio já estava garantido no próprio hospital. Os alunos com melhor desempenho eram contratados pelo hospital e/ou encaminhado aos parceiros de serviços complementares ao do hospital. Esta Instituição de Ensino não tinha o curso mais barato do mercado e para ser aluno tinha um processo seletivo concorrido! De forma que nos possa parecer controversa, mesmo sendo muito concorrido tinha-se provas de Bolsa de Estudos de até 100%! Por fim, mesmo sendo uma excelente fonte de renda, o foco não estava em vender curso e sim suprir o hospital e seus parceiros de serviços complementares (atividades home care, cuidadores de idosos, etc.) com excelentes profissionais apaixonados pela carreira escolhida! E somado a isto, Empresas de RH parceiras do hospital executavam o trabalho de recrutamento e seleção da maioria dos formandos para o mercado.
OU sua instituição de ensino está comprometida com o resultado pessoal e profissional do seu aluno,
OU sua instituição de ensino é mais uma que apenas entrega conteúdo!
Diferenciais Mercadológicos e Competitivos é a PREMISSA QUATRO das SETE PREMISSAS de êxito do Marketing Educacional para Captação de Alunos.
Se sua empresa não é uma instituição governamental, ou se sua empresa não é do terceiro setor e funciona com caridades, ou se sua empresa não é a mais tradicional, renomada e rica Instituição de Ensino do Brasil; então a melhor opção para sua empresa é aprender a sistematizar métodos e processos que contribuem com seu aluno em multiplicar as possibilidades de êxito pessoal e profissional!
Que disciplinas complementares ligadas a aprendizagem do comportamento humano, ou a empreendedorismo, ou a finanças, ou a marketing pessoal ou empresarial, etc. podem ser complementares ao ensino que viabilize a construção sadia e ecológica de sua vida profissional como funcionário, como profissional liberal ou como empresário?
A maioria dos formandos sai das escolas sem noção do trato do dinheiro, ou de como se relacionar com pessoas no ambiente profissional, ou como realizar um marketing edificante e de resultados, ou de como empreender em sua carreira ou negócio. Mas que culpa tem o formando, visto que nos meios educacionais não lhe foi contemplado algumas das mais importantes aprendizagens para sua vida pessoal e profissional? Que culpa tem o formando que ao longo de sua formação escolar básica ele passou a maior parte do tempo preocupado em decorar datas, nomes, lugares, fórmulas, etc. que em sua maioria jamais irá usar ou lembrar, e que muitas vezes de nada lhe serve na prática de toda sua vida?
Ou as instituições de ensino podem simplesmente falar que isto não é problema delas, OU elas complementam seus cursos com fundamentos que contribuem para o aluno vencer na vida e na profissão!
A instituição de ensino ao acompanhar a carreira de seus formandos saberá o que melhor funciona na prática de mercado e com isto realimenta os métodos e os processos de ensino-aprendizagem durante o curso, como também corrigir o que não produziu resultados satisfatórios.
Não há garantias de pleno sucesso, mas quando uma instituição começa a fomentar seus diferenciais mercadológicos e competitivos, os resultados para os alunos e para a instituição de ensino são superiores.
As instituições de ensino mais comprometidas com o sucesso profissional e pessoal de seus alunos colhem os resultados do que semearam!
“Mais do que adquirir conhecimento, os alunos da Harvard saem de lá transformados.
Eles são preparados para se superar em situações desafiadoras.”
Paulo César Porto Philadelphia Consulting
“A Harvard Business School — e outras tradicionais escolas da universidade, como Direito e Medicina — é reconhecida por ter clubes de ex-alunos muito atuantes. São 117 grupos em 40 países. O apoio dessa comunidade, extremamente grata pelos serviços recebidos, é vital para a escola. Seja como pessoa física ou jurídica, os ex-alunos são os principais responsáveis pela segunda maior fonte de renda da faculdade: as doações. Em 2006, a escola recebeu 83 milhões de dólares. No Brasil, o clube de ex-alunos, sediado em São Paulo, se reúne pelo menos oito vezes por ano, em eventos reservados, para assistir a palestras de antigos professores que passam pelo país e de grandes executivos, como o ex-banqueiro Jair Ribeiro e o próprio presidente do Ibmec–SP, Cláudio Haddad. “É uma oportunidade de trocar conhecimento e fazer networking”, diz James Sinclair, presidente do clube.” “Quem entrou recentemente para a lista de ex-alunos foi o paulistano Cristiano Cagne, de 34 anos, superintendente do Unibanco. Ele voltou em junho de 2007 de um MBA na Harvard, custeado pela empresa, e já participou dos encontros do clube. Mas Cristiano não está procurando outro emprego, apesar de saber que muitas portas foram abertas para ele com a obtenção do título. Ele assumiu uma área recém-criada no banco e tem o desafio de estruturá-la. O pacote de retorno incluiu um aumento de 15% e um bônus de 200 000 reais. “Em até três anos, quero alcançar um cargo de diretoria”, diz. Alguém duvida das chances do rapaz?”
Carreira - Você SA – edição 115 – Janeiro 2008
Centenário da Harvard
A escola de negócios mais famosa do mundo chega aos 100 anos com prestígio
E aqui estará o maior trunfo da instituição de ensino, aqui sim estará o diferencial, principalmente ao longo do tempo quando um CEO de uma companhia gritar ao mundo que se ele chegou aonde chegou foi devido a sua formação em determinada instituição de ensino, não apenas pela formação como também pelo conjunto da obra que formou um profissional!
Este sim é o maior diferencial mercadológico a ser explorado pelo marketing escolar, é o cenário onde ganha a escola, também ganha a empresa que contrata este formando, também ganham os clientes desta empresa e naturalmente também ganha o formando.
“...um dos diferenciais da fórmula de excelência empresarial é o processo ganha-ganha-ganha,
onde ganha a empresa, ganha o mercado e ganha o cliente...”
Werner Kugelmeier
Autor do livro "Prisma - Girando a Pirâmide Corporativa", um guia sobre gestão
Jurista e Administrador de Empresas formado na Alemanha
Fez carreira corporativa em multinacionais no Brasil
Participou de negociações empresariais em 60 países
Desde 2000 atuando com Educação Corporativa
Facilitador de Cursos e Palestras sobre Gestão Empresarial
Proprietário da WK PRISMA – Educação Corporativa Modular
Atua com Educação em Gestão Empresarial com empresas como TOTVS
“Numa sociedade baseada no conhecimento como a nossa,
é preciso aprender a aprender, aprender a aprender melhor e mais rápido,
aprender criatividade e inovação e aprender o valor econômico do que se aprende.”
Prof. Luiz Machado, Ph. D.
Mentor da Emotologia
Cientista Fundador da Cidade do Cérebro
Criador do Método CLC de Aprendizagem Acelerativa
Autor de dezenas de livros e artigos sobre o comportamento humano
O Método CLC aplicado no ensino de idiomas está entre melhores do planeta
Se sua Instituição de Ensino busca melhoria contínua para escalar a Captação de Alunos, torna-se primordial complementar o conteúdo de seu curso com métodos e processos que contribuam para o êxito profissional e pessoal de seus Alunos e é esta a proposta da Premissa QUATRO de êxito no Marketing Educacional com a sua oferta de Diferenciais Mercadológicos e Competitivos.
Pedro Mizcci Majeau |
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